CIRTAV Countdown

terça-feira, 4 de maio de 2010

O Real Tunel Académico - Tuna Universitária de Viseu
irá, de novo, realizar o seu Certame Internacional de Tunas.



Entrada gratuita





PROGRAMA

Sexta-feira dia 28 de Maio de 2010


A partir das 18.30 - Chegada das tunas

Estudantino Café - Jugueiros - GPS 40º 38' 37'' N, 7º 55' 1'' W (Rua Aurora Gonçalves)
Encaminhamento para o Alojamento
20.00 - Jantar (Pateo - Rua Direita)
00.30 - Convívio & confraternização nos Bares da Sé


Sábado dia 29 de Maio de 2010

Manhã livre
Almoço a partir das 12.00 (Colmeia - Sé)
15.00 - Serenata (janela da Sé)
Visita à Faculdade Bóquinhas

16.30 - Pasacalles
18.00 - Recepção na Câmara Municipal de Viseu
20.00 -Jantar (Pateo - Rua Direita)
21.30 - Início do CIRTAV 2010 (Adro da Sé / Auditório da UCP - Viseu)
01.30 -
Convívio & confraternização nos Bares da Sé


Domingo 30 de Maio de 2010

Regresso das tunas


Regulamento


Todas as Tunas participantes, assim como os seus membros - ou outros que com elas actuem estão sujeitos ao cumprimento das seguintes normas de carácter geral:

Ponto 1. A Organização é composta por elementos do Real Tunel Académico – Tuna Universitária de Viseu, sendo esta organização a única competente para aplicar ou modificar qualquer aspecto que se prenda com a organização do certame.

Ponto 2. Participarão Tunas Académicas/Universitárias, reconhecidas como tal, de acordo com os convites previamente endereçados pela Organização.

Ponto 3. A Organização terá a seu cargo o alojamento e a alimentação programados dos elementos das Tunas participantes durante os dias do certame, ficando a cargo de cada Tuna a deslocação. Em casos julgados apropriados, poderá a organização solicitar o pagamento de uma inscrição, cujo valor é reembolsado no final do certame.

Ponto 4. A Organização assume os gastos mencionados no ponto 3 até ao máximo de 25 Tunos, devendo cada Tuna cobrir os gastos adicionais ao número estabelecido de integrantes.

Ponto 5. As Tunas participantes deverão enviar breve biografia, fotografia recente e logótipo oficial, via mail, para a Organização, em prazo a definir pela organização.

Ponto 6. Todas as Tunas participantes comprometem-se a cumprir o programa de actividades previamente definido e divulgado pela Organização.

Ponto 7. As Tunas participantes cedem todos os direitos de gravação, televisão, imagem e som durante a celebração do certame, à Organização. Contudo, pode cada Tuna, através dos seus próprios meios, colher imagem, som ou fotografia para os seus arquivos pessoais.

Ponto 8. Os Magister´s e/ou responsáveis de cada Tuna zelarão pela boa conduta dos seus elementos e são civil, e juridicamente, responsáveis pelos actos dos mesmos em qualquer circunstância decorrente do certame.

Ponto 9. A duração máxima de actuação por Tuna, em palco será de 20 minutos mais 5 minutos extra de tolerância, sendo que o incumprimento deste ponto acarretará de imediato a penalização desta Tuna para qualquer prémio, de palco, em disputa.

Ponto 10. A ordem de actuação das Tunas participantes, em qualquer das provas que compõem o certame, será previamente definida e anunciada pela Organização ou Presidente do Júri do certame, sendo que obedecerá a critérios que defendam o normal prosseguimento do certame.

Ponto 11. A participação no pasacalles (desfile) e Serenata é obrigatória – com um mínimo de 15 elementos por Tuna - sendo que o incumprimento deste ponto acarretará a desclassificação da Tuna para o prémio em questão, com claro prejuízo da mesma na classificação final do certame.

Ponto 12. Os prémios serão assim distribuídos:

Prémios (parcelares) Extra-Palco (30%)

  • Melhor Pasacalles (0 a 5 pontos);
  • Melhor Serenata (0 a 5 pontos);
  • Tuna Mais Tuna (0 a 20 pontos);

Prémios (parcelares) em Palco (70%)

  • Melhor Pandeireta (0 a 5 pontos);
  • Melhor Estandarte (0 a 5 pontos);
  • Melhor Solista (0 a 5 pontos);
  • Melhor Interpretação Musical (0 a 55 pontos);

Prémios Finais do CIRTAV (resultantes do somatório de todas as categorias a concurso no certame)

  • 2ª Melhor Tuna;
  • Grande Prémio CIRTAV (1º lugar), para a Melhor Tuna durante todo o certame.

Ponto 13. O júri do CIRTAV, cujos elementos são escolhidos pelo Presidente do Júri, nomeado pela Organização, é constituído da seguinte forma:

Jurado “extra-Palco”: Presidente do Júri do CIRTAV + 2 elementos da Equipa Organizadora – para avaliação dos prémios extra-palco;

Jurado “de Palco”: Presidente do Júri do CIRTAV + 3 jurados – para avaliação dos prémios em palco.

Cabe aos jurados da equipa organizadora, juntamente com o presidente do Júri do Festival, avaliar e classificar a prestação das Tunas extra-palco, traduzido num documento objectivo, contendo as respectivas classificações;

Cabe aos jurados de palco avaliar e classificar o desempenho das Tunas em palco, traduzido num documento objectivo;

Os prémios CIRTAV serão obtidos pelo somatório do total pontos recolhidos por cada tuna, nas várias categorias premiáveis;

O resultado final é contabilizado na presença, do jurado de palco, presidindo o Presidente do Júri do Festival (a quem cabe o voto de qualidade – em situações de empate ou em que seja necessário garantir o cumprimento do regulamento e critérios de avaliação – dado ter acompanhado todo o certame);

Cabe ao Presidente do Júri o anúncio dos resultados para atribuição dos respectivos prémios no certame, e à organização estipular quem os entrega;

Ponto 14. A Organização reserva-se o direito de fazer as alterações que considere necessárias, bem como ajuizar e resolver os casos omissos, ao longo do certame, sendo que qualquer alteração será comunicada atempadamente aos Magister´s e/ou Chefes de Tuna.

Ponto 15. A Tuna organizadora, e tunas convidadas extra-concurso, abrirão e/ou encerrarão o certame, fora de concurso, segundo a ordem estipulada pela organização.

Ponto 16. O comportamento dos participantes deverá ser, em qualquer momento, fraternal e exemplar, tanto com os assistentes do certame como com os demais companheiros das restantes Tunas presentes.

Ponto 17. O incumprimento de qualquer destas normas poderá ser motivo de desclassificação do certame pela Organização e, em última análise, de expulsão do evento de acordo com a gravidade dos actos.

Ponto 18. Das decisões do Júri (em qualquer componente do evento) não cabe qualquer tipo de recurso, sendo inapeláveis e definitivas após pronunciamento das mesmas.

Ponto 19. A Tuna vencedora do Grande Prémio para a Melhor Tuna encontra-se automaticamente convidada para a próxima edição do certame, num máximo de 3 participações consecutivas.

Ponto 20. O presente regulamento deverá ser do conhecimento prévio dos Magister´s e/ou Chefes de Tuna sendo que, para tal, deverão manifestar o conhecimento do mesmo, via fax ou mail, à Organização. O desconhecimento do presente Regulamento não invalida a sua aplicação.


JÚRI


Presidente do Júri:

– Dr. J.Pierre Silva (Membro fundador e 1º Magister da extinta Tuna da UCP de Viseu, e antigo Dux dessa mesma instituição; Fundador e 1º Magister do Real Tunel de Viseu; autor e compositor; regente do extinto Orfeão Académico de Viseu; maestro do Chorus CSD de Lisboa e investigador do fenómeno tunante e tradições académicas).

Jurados extra-Palco (membros da organização):


- Dr. Hernâni Figueiredo (Membro do Real Tunel, foi Dux da UCP de Viseu e responsável por diversas áreas na AAV da UCP, nomeadamente culturais e desportivas).
- Dr. Filipe Cunha (Foi Presidente da A.A.V. e Magno Conselho da Praxe da UCP de Viseu e, actualmente, Bastonário da Ordem dos Capelos do Real Tunel – órgão responsável pela praxis da tuna).

Jurados de Palco:


- Dr. João Paulo Sousa (Antigo tuno da EUC; Fundador e 1º Magister da Infantuna de Viseu; membro da Toada Coimbrã; autor e compositor; investigador do fenómeno tunante e professor de guitarra portuguesa. no Conservatório de Viseu).
- Dr. Paulo Sérgio (Membro fundador da extinta tuna da UCP de Viseu, na qual também foi Magister. Foi membro activo do Real Tunel Académico de Viseu. Possui larga experiência, como músico, em diversos grupos musicais de variada índole).
- Dr. João Silva Freitas, "Juíz" (Membro fundador da Tuna Bruna da Figueira da Foz, actualmente Tuna Universitária da Figueira da Foz).